EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
3
ano II - 2° semestre 1989
páginas
capa: Paulo Pasta
  



Óleo e cera sobre tela.

capa: Paulo Pasta

voltar ao acervo








EDITORIAL  
TEXTOS  
Em meio ao reconhecimento social da psicanálise, como não perder a potência disruptora que germinou desde seu nascimento, e a fez fecunda?
 
A Psicanálise é o exercício da diferença no sentido de permitir que sujeito e objeto possam ser elevados a categoria da Coisa.
 
Ao utilizar uma citação de Schelling em seu artigo sobre o "unheimlich", Freud a desloca do seu sistema original de referência e a interpreta num sentido oposto a este.
 
O efeito anorexia em uma adolescente surge como a convergência de posições inconscientes.
 
Ao introduzir na psicanálise não apenas um novo objeto, fenômeno ou atividade, o autor inglês provoca um rearranjo de seu campo de problemas.
 
Uma situação que coloca questões espantosas para as imagens usuais do que é a delinquência, a posição do terapeuta e o destino do desejo inconsciente.
 
A herança teórica e política deixada por Lacan vem se prestando a usos que questionam a ideia, levantada por ele, de que a psicanálise é fudamentalmente ética.
 
 


ENTREVISTA  
O psicanalista argentino Luís Hornstein esteve em São Paulo, no mês de outubro de 1998, a convite do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, quando proferiu duas conferências e dirigiu um seminário...
 
LEITURAS  
Resenha de "Freud e o problema do poder" - Léon Rozitchner. São Paulo, Editora Escuta, 1989. 189 p.
 
Resenha de "Agenda de psicanálise" - Coordenação: Daniela Ropa e Denise Maurano. Rio de Janeiro, 1a edição, Xenon e Produtora Cultural Ltda., 1989.
 
CRÔNICAS  
Texto elaborado por: Joelle Gordon; M. Alípia de Salles Guimarães; M. Antonieta Whately; M. Auxiliadora Cunha Arantes; M. de Fátima Vicente e M. Silvia Mesquita Bolguese - Psicanalistas, membros do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados